top of page

Guia para iniciantes em jogos de luta. Parte 4 (Final): O importante é se divertir

  • Arbiter Gamer
  • 21 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de dez. de 2024


Quando comecei a jogar games de luta nos fliperamas, meu objetivo era sempre vencer a CPU e ver o final do meu personagem preferido. Pra isso, eu não precisava ser tão bom como alguns jogadores, só o básico já servia, mas sempre acontecia de alguém querer jogar contra mim, mesmo eu não estando preparado o suficiente e na maioria das vezes acabava perdendo a ficha e me sentia frustrado.


Isso durou um certo tempo, até perceber que a galera se divertia muito mais jogando dessa forma, jogando um contra o outro, e quem perdia sempre procurava treinar mais pra tentar vencer numa próxima oportunidade.

Na verdade a diversão toda se concentrava em jogar contra quem aparecesse e tentar ganhar e com o passar do tempo, até ser conhecido por ser um bom jogador. Mas também vi muita gente chateada por não se dar bem e consequentemente nunca mais jogando por não se sentir capaz de vencer.


Havia casos de brigas, discussões e até mesmo agressões, iniciadas, na maioria das vezes porque não sabia perder.

O que eu quero dizer é que você não deve, ou pelo menos deveria, se cobrar tanto por algo que foi feito apenas pra divertir. Tirando jogadores profissionais que vivem disso, você não tem obrigação de vencer e ser bom, o importante é apenas se divertir. Se a frustração da derrota o incomoda, cabe a você tomar providências pra mudar esse jogo.

Se você perde sempre pra algum adversário, você pode treinar pra tentar vence - lo, desde que isso não se torne uma obsessão e não atrapalhe sua vida. Você precisa ter a consciência de que pessoas que são muito boas em algo se dedicaram e abriram mão de outras coisa pra conseguir isso, portanto merecem os títulos que tem.



Vejo muitos gamers começando nos jogos de luta e querendo aprender tudo de maneira rápida e fácil, e se não for dessa forma, simplesmente abandonam o jogo dizendo que não são boas o suficientes. Talvez essas pessoas não devessem mesmo jogar esse gênero, mas os que quiserem verdadeiramente aprender, terão seguir alguns passos e se dedicar. Não existe outra maneira de se atingir esse objetivo.


O IMPORTANTE É SE DIVERTIR



Reunir os amigos pra jogar "uns contra" é muito divertido. Estar com pessoas que curtem o mesmo jogo que você é maravilhoso. Seja num encontro em casa com os amigos ou até em algum evento de games, o importante é se divertir e muito com a competitividade que os games de luta trazem.


Eles, acima de tudo, nos mostram que precisamos aprender a lidar com nossos sentimentos. Numa partida, por exemplo, são aplicadas técnicas de coordenação motora, calma, paciência, capacidade de ação e reação e auto controle. Sim, é muita coisa envolvida numa partida. Algo que você só sentirá jogando.



Eu fico por aqui. Espero sinceramente que você tenha êxito em tudo que for fazer. E se você conseguir ser um ótimo jogador ficarei muito feliz, mas se não for e estiver se esforçando pra aprender, ficarei feliz da mesma forma. O importante é não desistir e se divertir!

Muito obrigado pela sua atenção!


Arbiter Gamer




 
 
 

Comments


Destaque
Tags

© 2017 por Arbiter Gamer

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page